Quem pensa que Guajará-Mirim é so selva amazônica está redondamente certo (rsrs), mas é justamente essa área verde que torna tão incrível Guajará-Mirim, com suas belezas naturais e pontos turísticos.
Guajará-Mirim reserva lugares incríveis para quem passa pela cidade. Rodeada de pontos naturais a cidade possui a maior oferta de atrativos turísticos do estado de Rondônia, oferecendo inúmeras opções de lazer e oportunidades únicas de se conhecer os caprichos da natureza.
Então separei para você alguns pontos turístico para quem esta de passagem por Guajará-Mirim/RO.
1 - Serra dos Parecis
A Serra que deu nome ao refrigerante mais amado do município, Parecis (isso é assunto para outro post, rsrs*), fica localizada na entrada da cidade de Guajará-Mirim, como um lindo cartão postal de boas vindas. E com total certeza é um dos pontos turísticos mais incríveis em Guajará-Mirim.
A Serra dos Parecis tem uma vista a partir do mirante que fica no alto da serra, com 310 metros de altura, que nos dá uma visão panorâmica linda de todo o planalto.
Contemplar o Pôr do Sol na Serra dos Parecis é um encanto da natureza que pode ser visto a partir do mirante ou ate mesmo subindo em uma das torres de transmissão desativada que fica no topo da Serra. É uma aventura de tirar o fôlego (literalmente haha). E quer saber? A vista de lá de cima é INCRÍVEL.
2- Lagoa Azul
A Lagoa Azul é pouco conhecida e explorada por quem não conhece os arredores da cidade de Guajará-Mirim. Sua localização está em uma Fazenda de propriedade privada, sendo de difícil acesso e localização, a tornando um dos tesouros escondidos da nossa querida Guajará-Mirim.
Nos aventuramos e chegamos lá e quer saber? Valeu cada segundo de estrada para chegar até ela. Suas águas cristalinas tem uma beleza natural inigualável, além do frescor, assim em dias de muito calor, não há quem resista mergulhar na Lagoa Azul.
Esse é o destino perfeito para quem busca momentos de tranquilidade e relaxamento em meio à natureza.
3 - Encontro das Águas em Guajará-Mirim
A água escura do Pacaás e a barrenta do Mamoré proporcionam esse espetáculo incrível da natureza em Guajará-Mirim: o encontro das aguas.
O encontro das águas do Pacaás e Mamoré é igual ao dos Rios Negro e Solimões, no estado do Amazonas. Esse espetáculo, pode ser visto de forma privilegiada no Hotel Pacaás Palafitas Lodge.
4 - Hotel Pakaas Palafitas Lodge
Com sua localização no meio da selva amazônica, o Hotel Pacaás Palafitas Lodge tem uma vista privilegiada, em frente ao Encontro das Águas dos Rios Mamoré e Pacaás. O lugar é um verdadeiro paraíso no meio da selva. Excelente para quem ama a natureza e para quem deseja descansar e apreciar um bom silêncio.
5- Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim
Localizado no prédio da antiga estação ferroviária de Guajará-Mirim, o museu carrega não somente a história do município de Guajará-Mirim, mas também da história de Rondônia, já que foi utilizado como estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, sendo transformado em museu posteriormente.
No pátio do museu estão expostas locomotivas fabricadas pela Baldwin, além de um mapa que mostra as principais estações ferroviárias. Vale a pena visitar e conhecer um pouco da história do Estado de Rondônia, no qual Guajará-Mirim faz parte. No Museu você também encontra amostras da biodiversidade da região.
6 - Pôr do sol Rio Mamoré
Espetáculo é ver o Sol pintar o céu e as nuvens com aquarela, ao se pôr às margens do rio Mamoré. Quem conhece a cidade pela primeira vez não pode deixar de ir a beira do rio e se maravilhar com tamanha beleza.
7 - Reserva Extrativista de Ouro Preto
A Resex Rio Ouro Preto (Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto), durante o verão quando o nível do rio esta baixo formam-se bancos de areia: as famosas praias que surgem as margens do rio. Para chegar é preciso alugar uma rabeta (pequena embarcação) que te levará pelo percurso do rio até o local indicado para o banho. Durante o percurso, além de um emocionante passeio de barco até lá, você contempla um verdadeiro espetáculo da natureza pelo caminho.
8 - Balneário do Célio
Ás margens do Rio Pacaás, está um dos balneários que não abrimos mão de conhecer, Balneário do Célio. A vista do lugar é incrivelmente linda, um verdadeiro espetáculo da natureza que encanta.
Como chegar?
No período de cheia/inverno só é possível chegar ao local de barco. Durante o verão quando o nível do rio esta baixo formam-se as famosas praias que surgem as margens do rio Pacaás podendo chegar por terra.
O Balneário do Célio é parada obrigatória no roteiro turístico em Guajará-mirim.
Pronto para conhecer Guajará-Mirim?
Então, gostou da lista? Quer saber mais sobre roteiros e lugares turísticos para ficar mais fácil planejar sua viagem para Guajará-Mirim, conheça
@guajaramirimoficial
Suellen Santos Fotografias